Plano de Mobilidade aponta soluções para trânsito em vários pontos de Guarapuava

Eliminar pontos de congestionamento e garantir fluidez e segurança no trânsito de Guarapuava. O Plano de Mobilidade indica locais onde será preciso fazer algum tipo de ajuste para garantir esse objetivo e entregar ao cidadão vias adequadas. O Plano sugere readequação de algumas ruas, instalação ou adequação de semáforos, implementação de binários e abertura de ruas ligações entre bairros.
Um dos locais que recebeu atenção especial dos estudos e está elencado como prioridade é o cruzamento das avenidas Manoel Ribas e Sebastião de Camargo Ribas, no trevo do Cavalo, onde há congestionametno e grande número de acidentes.
A proposta prevê uma alteração completa para ajustar o tráfego em um dos pontos mais problemáticos do trânsito guarapuavano. A proposta consiste na instalação de um binário, sendo a Av. Sebastião Camargo Ribas sentido Bairro São Cristóvão e a rua Inácio Karpinski sentido Vila Carli. Dois semáforos seriam instalados: na intersecção da Av. Manoel Ribas e Av. Sebastião de Camargo Ribas e na intersecção Av. Manoel Ribas e rua Inácio Karpinski. Além disso aconversão para esquerda seria proibida para dar mais fluidez na Manoel Ribas. Todas as readequações foram estimadas em R$ 3 milhões.

“Fizemos um trabalho de identificação dos congestionamentos, também olhamos a cidade como um tos e verificamos as ligações entre bairros no sistema viário atual, fizemos também o cálculo de retardo e atraso, calculando a velocidade média de cada destino explicou o coordenador do plano Gustavo Taniguchi.
Com o diagnóstico foram sugeridas alterações de geometria, ampliação do número de faixas de rolamento, mudança na temporização de semáforos ou instalação da sinalização, dentre outras alternativas.
Ligações entre bairros
Para encurtar caminhos e criar alternativas de percurso o plano aponta cerca de 30 locais da cidade onde a abertura de pequenos trechos de ruas, criando ligações entre bairros, podem ajudar a solucionar problemas de mobilidade.
Um exemplo é a ligação do Residencial 2000 com a Vila Rouxinol e São Luis (próximo do 16º BPM) por uma paralela da Xv de Novembro, criando mais uma alternativa de acesso para região.

Rodovias
Algumas obras de médio e longo prazo envolvem rodovias. É o caso da sugestão de construir duas trincheiras na BR 277, uma ligando Conradinho x Primavera e outra Vila Carli x Industrial.
Também é sugerido um contorno rodoviário que tiraria todos os caminhões e carros que não tem como destino Guarapuava, mas apenas estão de passagem por aqui. O custo da obra, no entanto, é estimado em R$ 80 milhões.

fonte central cultura