Astronauta em Curitiba? Morador faz protesto inusitado contra crateras no bairro

Cansado de passar pelos buracos no asfalto perto da casa onde mora, um comerciante teve uma ideia inusitada, mas que funcionou. Alisson Pontili, de 29 anos, se vestiu de astronauta para reclamar das “crateras lunares” que tomavam conta de toda a extensão da Rua Rio Tietê, no Bairro Alto, em Curitiba. Demorou só dois dias para que a prefeitura resolvesse agir.
“Passo pelo cruzamento da Rua Rio Tietê com a Rua Adílio Ramos todos os dias e brinquei com minha esposa que estes buracos mais pareciam uma cratera lunar. Depois disso, tive a ideia de alugar a roupa para protestar, porque percebo que só o serviço do 156 não basta”, contou o rapaz.
Para o ato, Alisson gastou do próprio bolso. Ele pagou R$ 200 no aluguel da fantasia de astronauta, mas disse que foi a forma que encontrou de chamar a atenção. “Eu sabia que seria em prol não só de mim, mas de todos os moradores, então foi o que pude fazer”.
O protesto, feito em formato de vídeo (abaixo) e divulgado pelas redes sociais do próprio comerciante, ganhou tamanha repercussão que foi rápido para que a prefeitura agisse. “Eu postei no dia 19 de novembro, e hoje, dois dias depois, as equipes já estavam aqui. Apesar disso, sei que esse tapa-buraco é paliativo e que daqui a pouco novas crateras vão aparecer e a situação pode ficar ainda pior, mas pelo menos tiveram atenção à minha reclamação”.
Alisson disse que já pensa em fazer o astronauta do asfalto atacar novamente. “Já vou até além, penso em criar uma série e rodar pelas crateras de Curitiba, pois sei que existem muitas ruas numa situação bem pior do que a da minha casa. Só estou pensando como fazer isso ainda, mas é uma forma de protestar mesmo e temos que agir”.
Segundo o rapaz, que vende cachorro-quente, é importante que as pessoas não se calem e não se acomodem com os problemas que enfrentam todos os dias. “Com certeza muita gente passou por aqui, se incomodou, mas não fez nada. Nós precisamos pensar não só na gente, temos que pensar num bem comum, por isso que eu resolvi agir dessa forma”.
Numa rápida passagem pela Rua Rio Tietê, fica visível que as crateras existem por toda a extensão. Apesar disso, enquanto a reportagem permaneceu no local, os buracos foram tapados pela equipe da prefeitura somente no cruzamento reclamado por Alisson.


fonte tibuna pr