Suspeitos furtam torneiras de escola e deixam alunos sem água, em Curitiba

Alunos da Escola Municipal Cecília Maria Westphalen, no bairro Cidade Industrial, em Curitiba, ficaram sem água depois que suspeitos arrombaram o prédio e furtaram as torneiras de metal dos banheiros e bebedouros.

Segundo a direção da escola, foram registrados dois furtos de torneiras em um período de 15 dias.

Foram quatro dias com os registros fechados, sem poder lavar as mãos, acionar a descarga nas privadas ou beber água nos bebedouros, de acordo com a escola.

"Quando saía do banheiro não podia lavar a mão e a mão ficava suja. Um cheiro horrível", disse uma aluna.

Na quarta-feira (18), a Prefeitura de Curitiba instalou torneiras de plástico no local e os 550 alunos voltaram a ter água disponível para consumo.

"Eles passam sede, porque até mesmo na educação física tem os bebedouros que têm as torneiras, lá fora. As crianças que trouxeram garrafinhas tinham água para tomar, mas e as que não trouxeram?", disse Bianca de Paula, mãe de uma aluna.


As famílias dos alunos pedem mais segurança para evitar novos crimes.



"Infelizmente faz muito tempo que a gente não vê guarda municipal aqui, nem na hora da entrada, nem da saída. Isso acaba fazendo com que eles (autores dos furtos) tenham a segurança de fazer isso", reclama Bianca.


A Prefeitura de Curitiba informou que a responsabilidade sobre a segurança nas escolas durante a madrugada é de responsabilidade de uma empresa terceirizada e disse que a Guarda Municipal deve ser acionada via telefone, quando necessário.

Outros casos

Casos de arrombamentos e furtos de equipamentos em escolas têm sido registrados também em outras escolas.

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a diretoria do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ezequiel Belchior, decidiu retirar as torneiras de metal e guardá-las todos os dias, depois de uma série de furtos.

Na Escola Municipal Vereador Orival Carneiro Martins, também em Ponta Grossa, as aulas chegaram a ser suspensas, no início do mês de abril, depois que suspeitos vandalizaram o prédio e furta 

fonte G1