Paciente que recebeu fígado de youtuber morta com tiro na cabeça está 'relativamente estável', diz médico

O médico Eduardo Ramos, chefe de transplantes do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, afirmou que o paciente que recebeu o fígado da youtuber morta com um tiro na cabeça, na quarta-feira (14), está "relativamente estável" na últimas horas.

O procedimento foi realizado na quinta (15), e o paciente está internado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"Quando a gente fala em transplante, que é uma cirurgia de grande porte, enquanto eu não tiro os pontos, a gente não fica tranquilo. Então, é uma coisa que vai levar bastante tempo ainda até a gente ficar tranquilo", explicou o médico.


Junto com a equipe médica, Eduardo Ramos falou sobre o transplante na manhã desta sexta-feira (16).

Isabelly Cristine Santos tinha 14 anos. Ela foi atingida por um tiro na PR-412, entre os balneários Ipanema e Praia de Leste, em Pontal do Paraná. Horas depois, teve a morte cerebral decretada. Além do órgãos, o cabelo de Isa – como era conhecida – também foi doado.

"Sempre depois de um transplante, é uma expectativa muito grande tanto da equipe médica, como familiares e todo mundo do hospital para ver como vão as coisas. Ele está num ponto ainda de requerer bastante cuidado, o que vai demorar uns dias na UTI para poder estar tudo em ordem, e a gente ficar mais tranquilo", afirmou o Eduardo Ramos.

De acordo com o médico, o paciente estava esperando pelo transplante há alguns meses. Eduardo Ramos explicou que hoje a fila de espera pelo fígado é organizada por gravidade e não mais por tempo de espera. "Quem está mais grave, recebe o órgão antes", pontuou.

Doação

O médico ressaltou a importância em se falar para a famíla sobre o desejo de ser doador.

"Os pacientes ficam na lista [de espera] meses e anos. Às vezes, acaba surgindo um órgão graças a ter conversado sobre isso um dia com a família, porque quem decide é a família. E geralmente é um momento difícil, rápido, que tem que tomar decisões", disse.

fonte G1