Guardas municipais passam a multar motoristas de Curitiba a partir desta sexta-feira (23)

A partir desta sexta-feira (23), guardas municipais de Curitiba podem multar motoristas que cometerem infrações de trânsito na cidade.

Ao todos, 205 agentes estão habilitados para a nova função, de acordo com secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

O efetivo da Guarda Municipal de Curitiba é composto por 1.280 profissionais.

Segundo Rangel, os agentes poderão emitir qualquer notificação de caráter municipal prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

As mais corriqueiras nas ruas e avenidas da cidade são ultrapassagem de sinal vermelho, uso do telefone celular, estacionamento irregular e excesso de velocidade.

Todos, ainda conforme a administração municipal, passaram por aulas teóricas e práticas no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Os agentes usarão um colete identificativo.

Os guardas também contarão com radares estáticos para auxiliar na fiscalização, de acordo com a prefeitura.

Rafael Greca (PMN), prefeito de Curitiba, afirmou que a Guarda Municipal terá uma preocupação maior em orientar os motoristas do que em multar.

“A primeira tarefa é a retirada de 1.300 carcaças [de carros] abandonadas da paisagem de Curitiba. Ano passado, não tive dinheiro para mexer nisso”.

Haverá um guincho para a realização desta função, conforme o prefeito.

A medida foi anunciada ainda em dezembro de 2017. Na ocasião, o secretário afirmou que os guardas passariam a multar a partir de janeiro de 2018.

fonte G1