Vereadores de Curitiba aprovam projeto de lei que proíbe uso de narguilé em lugares públicos



s vereadores de Curitiba aprovaram nesta terça-feira (14) o projeto de lei que proíbe a utilização de narguilé em locais públicos da cidade, sejam eles fechados ou abertos. O texto também veta a venda do produto para consumidores com menos de 18 anos.


Foram 17 votos favoráveis, e cinco contrários. Esta foi a primeira votação do texto e para que entre em vigor ainda precisa ser aprovado em segunda discussão. Se isso ocorrer, a Câmara encaminha o projeto para sanção do prefeito Rafael Greca (PMN).


Durante a discussão da proposta, os vereadores retiraram o trecho que estendida a restrição para estabelecimentos privados como bares e restaurantes.


Esses locais deverão criar um espaço específico para o consumo do narguilé, de acordo com o vereador Dr. Wolmir (PSC), que foi quem apresentou o projeto de lei.


A segunda votação do projeto está prevista para segunda-feira (20).


Danos para a saúde



O narguilé é um dispositivo que mistura fumaça a vapor fazendo-a passar por um frasco de água. Estudos indicam que, em média, uma sessão de narguilé equivale ao consumo do alcatrão de 25 cigarros.


De origem oriental, o narguilé é, de maneira simplificada, funciona como um cachimbo de água.


O ar aquecido por carvão passa pelo fumo e resfria no líquido antes de ser aspirado - e eliminado em seguida - pelo usuário.


O fumo, também conhecido como essência, é composto de tabaco e frutas ou aromatizantes.

fonte G1