Médico diz que sobreviventes apresentam melhora, mas estado ainda é crítico



O zagueiro Neto e o jornalista Rafael Henzel apresentaram melhora. A informação é do médico Juan Antonio Rodríguez, que acompanha os brasileiros na clínica San Juan de Dios, em Medellín.

“A circulação sanguínea vem respondendo bem. Vamos esperar mais 48 horas para a verificar a recuperação”, disse o médico em entrevista ao SporTV. Neto deve ainda passar por mais uma intervenção cirúrgica. Ambos respiram de forma espontânea, mas seguirão entubados por mais 48 horas.
“A situação clínica nas últimas 12 horas é importante a resposta a nível cardiovascular, pulmonar. A situação segue sendo crítica. Mas estão tossindo e tentando abrir os olhos”, afirmou o médico.
Há ainda outros quatro sobreviventes internados:  o lateral esquerdo Alan Ruschel e o goleiro Follmann e dois tripulantes. Eles estão espalhados por outros hospitais da região.
O goleiro reserva Jackson Follmann está no Hospital La Ceja e teve uma perna amputada. Na cidade de Rio Negro, na Clínica Somer, estão Alan Ruschel, a aeromoça Ximena Suárez e o técnico da aeronave, Erwin Tumiri. O lateral está sob cuidados intensivos, enquanto os dois tripulantes já estão fora de perigo.
O acidente com o avião da Chapecoense ocorreu na madrugada da última terça-feira, nas proximidades de Medelín. No total, 71 pessoas morreram (19 jogadores, 20 jornalistas, 17 integrantes da comissão técnica, oito dirigentes e sete tripulantes).
O médico da chapecoense Carlos Fogazza falou que os sobreviventes estão sendo bem atendidos na cidade colombiana. “O atendimento que está sendo dado é de primeira linha. Com relação a isso não há preocupação”, disse. Segundo Fogazza, o estado de saúde dos três jogadores é estável, mas considerado grave. Emocionado, o médico não quis dar detalhes dos procedimentos pelos quais os atletas estão sendo submetidos.
Fonte:GazetadoPovo