Debate Foi,mais uma oportunidade para eleitor decidir



Guarapuava – O debate entre os candidatos a prefeito de Guarapuava, na RPC,  na noite desta quinta feira (29), foi marcado pela ausência de João Nieckars, da Rede Sustentabilidade, cuja presença daria equilíbrio ao programa. Por regra da emissora participaram os candidatos Cesar Silvestri Filho (PPS), Dr. Antenor (PT) e Luciano Gago (PT do B).
Mais uma vez as perguntas ficaram, em maior parte do tempo, entre Cesar e Gago e vice e versa. Se a Cesar foi dada essa oportunidade por Gago, Dr. Antenor, cuja participação ficou aquém dos demais em questão de oportunidade de respostas, não soube aproveitar o pouco tempo que lhe foi concedido. Tentando colocar Cesar Filho em “saia justa” em alguns questionamentos acabou possibilitando que o candidato à reeleição explanasse ainda mais sobre suas realizações.
Para o eleitor que assistiu o debate, entretanto, durante 1h10, sobraram relatórios, mas faltaram propostas. 
Durante a maior parte do debate, Cesar Filho seguiu a mesma linha adotada durante a campanha de prestar contas ao guarapuavano do que foi feito durante três anos e meio de mandato. E nesse quesito, com tranquilidade, soube muito aproveitar cada segundo que lhe foi concedido.
Em duas perguntas direcionadas a ele pelo Dr. Antenor, depois de corrigir o médico de que não construiria um viaduto entre a sede da Palmeirinha e a Vila Palmira, confirmou que, se reeleito, fará uma passarela interligando as duas localidades. Em outra resposta, Cesar Filho contestou o embargo citado pelo adversário a respeito do Ginásio de Esportes Santa Terezinha e citou obras no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes, reformas em quadras esportivas, entre outras realizações no setor. A provocação de Dr. Antenor foi sobre a ausência de apoio e de espaços adequados para o vôlei, basquete, futebol amador, e outras modalidades esportivas.
Todas as perguntas feitas por Cesar Filho estrategicamente foram direcionadas a Luciano Gago, sem embate direto com o Dr. Antenor, seu principal adversário nestas eleições.
Em outro momento do debate um diálogo com Luciano Gago sobre moradia popular, Dr. Antenor disse que Guarapuava poderia ter construído dez mil unidades do programa federal Minha Casa Minha Vida e citou como exemplo a cidade de Ponta Grosa onde foram viabilizadas 15 mil moradias. Também lembrou que investimentos como a Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), o curso de medicina na Faculdade Campo Real, as unidades do Minha Casa Minha Vida, as dez creches, foram parcerias com os governos da ex-presidente Dilma Roussef. 
Já Luciano Gago aproveitou o tempo para falar sobre o programa Cidade Inteligente, mote que rege a sua campanha e disse defendeu o que chamou de administração participativa compartilhada. "Prefeito que fica dentro do gabinete está em extinção", afirmou.


Fonte:RedeSul