Guarapuava agora faz parte da região turística Terra dos Pinheirais


Afinidades históricas e a divisa territorial com o município de Prudentópolis, foram determinantes para incentivar a adesão de Guarapuava, que recebeu convite formal para fazer parte da região turística.


Agora é oficial. O município de Guarapuava faz parte da região turística Terra dos Pinheirais, que abrange outros 11 municípios, que vão de Prudentópolis até União da Vitória. A região possui uma governança que defende os interesses turísticos dos seus municípios e por conta disso, as afinidades históricas e a divisa territorial com o município de Prudentópolis, foram determinantes para incentivar a adesão de Guarapuava, que recebeu convite formal para fazer parte da região turística.
Reforçando ainda mais o trabalho entre a nova parceira entre Departamento de Cultura de Guarapuava e Secretária de Turismo de Cultura de Prudentópolis, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), vem dando todo o apoio a iniciativa, auxiliando em todo o processo, desde o mapeamento da APA (Área de Proteção Ambiental), até outros quesitos importantes para a efetivação oficial da microrregião turística, denominada Serra da Esperança.
O diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Marcio de Sequeira, explica que a região abrange cerca de 20 cachoeiras formadas por rios que nascem em Guarapuava e descem a escarpa da serra até Prudentópolis, alimentando a bacia do rio Ivaí. Além disso, no alto da serra existem nascentes belíssimas, florestas nativas, mirantes e grandes cachoeiras, com alturas variando entre 25m e 130m e outras menores alcançando 7m a 15m.
“Quebramos o paradigma entre as cidades e unimos as forças para realizar essa parceria de sucesso. Há três anos estamos trabalhando para tonar isso realidade. Já concluímos o mapeamento da área. Agora Guarapuava e Prudentópolis trabalham juntos em prol do desenvolvimento turístico regional, somando esforços para criação de roteiros com grande apelo turístico na Serra da Esperança”, conclui Sequeira.
Guarapuava também poderá trabalhar com municípios vizinhos que fazem parte de outras regiões turísticas como Pinhão, Candói, Turvo, entre outros.​


fonte:CentralCultura