Educadores infantis participam de palestra sobre o Aedes aegypti



Durante esta quinta-feira (18), professores e educadores infantis de escolas municipais e Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil), participaram de palestra sobre o Aedes aegypti. O mosquito é responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Explicações sobre os sintomas, formas de tratamentos e métodos de prevenção das doenças, além de exibição de um vídeo educativo, foram algumas das orientações passadas aos participantes. A palestra foi uma iniciativa do PSE (Programa Saúde na Escola), em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava.
A palestra, ministrada pelo coordenador do programa nacional de combate à dengue, José Airton Klosowski, teve por objetivo sanar as dúvidas e incentivar a prevenção. “Durante o dia organizamos três turmas para receber as orientações. Os educadores puderam reforçar o aprendizado sobre o mosquito e tirar suas as dúvidas, para depois repassar essas informações para outras pessoas”, esclarece o coordenador.
A educadora infantil do Cmei Bonsucesso, Vanessa Viana, recebeu cartazes e folders educativos que servirão como ferramentas de apoio na prevenção do mosquito no Centro de educação em que trabalha. “É muito importante participar de capacitações como essa, pois enriquecemos nosso conhecimento. Estamos preparados para prevenir e informar, não só as crianças, mas toda a comunidade escolar”, disse Vanessa.
Dando continuidade as ações de combate ao mosquito, está prevista para a próxima semana, a entrega de gibis educacionais nas escolas municipais de Guarapuava. “Estamos desenvolvendo materiais que possam atingir todos os públicos, desde crianças até adultos. O gibi foi a maneira que encontramos para incentivar os pequenos a prevenir o aparecimento dos mosquitos e, consequentemente, das doenças relacionadas a ele”, acrescenta Airton.
Outra importante ferramenta que será utilizada no combate ao mosquito em Guarapuava, é o aplicativo Radar Cidadão do Ministério da Saúde. Com ele será possível fotografar o local onde há suspeitas de focos de larvas, além de encaminhar a localização dos mosquitos em tempo real. Todas as informações serão enviadas diretamente para o Departamento de Vigilância Epidemiológica que encaminhará agentes especializados até o local. O aplicativo poderá ser usado em smartphones, tabletes e computadores.
Texto e foto: Assessoria PMG