Prefeito e novos moradores vistoriam casas do Residencial 2000


Depois do sorteio das 97 casas do Residencial 2000, os moradores entraram em suas novas moradias, pela primeira vez, nessa quinta-feira (11), durante uma vistoria com as equipes da construtora Piacentini e da Secretaria de Habitação e Urbanismo. “Hoje é o dia em que vocês vão ver a casa exatamente como ela é, muitos dos seus sonhos de uma nova realidade se iniciam aqui. Este é o momento de comemorar porque essa é a nova casa que vocês tanto lutaram”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho, que acompanhou a vistoria junto com os moradores. “Estamos empenhados, junto à Caixa Econômica, para entregar as casas antes do Natal, porque quem define a data e nos dá o do parecer final é a própria Caixa Econômica Federal”, explica.
A vistoria é uma das últimas etapas exigidas pela Caixa Econômica Federal antes de entregar oficialmente os imóveis aos moradores. Para a auxiliar de cozinha, Eroni Borodiak, 47, e seu esposo Pedro Borodiak, esta casa não é apenas um sonho, significa, antes de tudo, a concretização de uma vida nova. “Não consigo nem explicar direito essa alegria. Minha Nossa Senhora! Só agradeço às pessoas que me ajudaram e me levantaram quando caí, como os funcionários das secretarias de Assistência Social e da Habitação, que foram como anjos de luz para minha família. Agora é vida nova”, desabafa Eroni, que está há mais de um ano no Aluguel Social, depois que perdeu sua casa na enchente de 2014.
Casas_02
O secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, e o secretário Executivo, Edony Klüber também participaram das vistorias. Foram examinadas as pinturas, o piso, encanamento, instalações elétricas, esquadrias das casas, que contam com painéis foltovoltáicos para geração de energia, auxiliando na diminuição da conta de luz. “As obras estão de acordo com o cronograma que a construtora deve cumprir. Em fevereiro de 2016 vamos fazer mais 79 vistorias e, até setembro serão entregues todas as 500 casas”, enfatiza Alexandre.
Ana Paula Wegmann, 35 anos, é mãe de quatro garotas: Gilmara (15), Fabiele (14), Katrícia (10) e Ollenka (3). Ana Paula trabalha como caixa e repositora em um supermercado, ela conta que agora sente-se aliviada porque há mais de 30 anos paga aluguel. “Esse dinheiro poderá ser investido no futuro da nossa família. Conquistamos um bem precioso, pois pela primeira vez vamos morar no que é nosso”, conclui.
Casas_03
A emoção intensa e uma mescla de sentimentos como realização, tranquilidade e gratidão permearam a vida das 97 famílias, que, na última quarta-feira (10) e nesta quinta-feira (11), entraram pela primeira vez em sua nova morada, no bairro Residencial 2000. O prefeito Cesar Silvestri Filho e as equipes da Secretaria de Habitação e Urbanismo e da construtora Piacentini, acompanharam as 97 famílias que efetivaram mais uma fase na concretização do sonho de morar na casa própria, o momento foi de vistoriar as residências e conferir se tudo estava em ordem.
Texto e fotos: Assessoria PMG