Fernando Sagati terá três disputas de cinturão seguidas

O atleta Fernando ‘Sagati’, que adotou Guarapuava como seu lar, terá três importantes desafios até o final do ano. Em todos os combates, disputados em eventos de MMA (Mixed Martial Arts ou Artes Marciais Mistas), ele terá a oportunidade de garantir o cinturão. “Na verdade, vivo um momento meio que surreal. Confesso que ainda não consigo assimilar tudo isso. Quando comecei a treinar e lutar jamais imaginou vivenciar tudo isso. São três lutas seguidas e isso é maravilho. Procuro trabalhar da melhor forma possível”, avaliou Sagati.
Apesar de começar a lutar profissionalmente pelo MMA há pouco mais de um ano, o lutador acumula oito vitórias e está invicto. Deste montante são seis nocautes e duas finalizações, terminando todos os embates ainda no primeiro round. Tal cartel lhe credenciou para ser um dos treinadores do AFC Origens, reality show promovido pela Americas Fighting Championship.
A atração será aos moldes do TUF (The Ultimate Fighter), organizado pelo UFC (Ultimate Fighting Championship) e reunirá atletas iniciantes, com até uma luta profissional. Nos próximos dias haverá divulgação dos selecionados, lembrando que os contemplados serão divididos em duas categorias – Pena (66 kg) e Meio Médio (77 kg). As gravações se iniciam em novembro e, dois meses depois, acontecerá um grande evento para a disputa entre os finalistas, bem como dos treinadores de cada equipe.
Inclusive, o adversário de Sagati é o já conhecido Udi “The Hero” Lima, de 37 anos e com história na modalidade. “Estamos contentes em ter escolhido os atletas Udi Lima e Fernando ‘Sagati’. Um visto como lenda viva do MMA e o outro visto como uma grande promessa no esporte. Todos nós temos a ganhar. A oportunidade chegou para eles e agarram com as duas mãos”, destacou o presidente do AFC, Andrews Henrique, em comunicado.
Sagati revelou ao ser convidado para liderar a equipe ficou meio receoso, por conta do pouco tempo como profissional de MMA. “Contudo, tenho 11 anos de artes marciais e os envolvidos confiaram e escolheram o meu nome. Tentarei passar ensinamentos na parte técnica e de controle da mente, aquilo que faço diariamente. Reforçar a importância do caráter, humildade e objetividade na luta. Treinador não se resumo apenas a passar técnicas”, argumentou.
Ainda segundo ele, não houve tempo hábil para estuda-lo de forma detalhada, visto que terá outras duas disputas de cinturão no próximo mês. Porém, o avalia como completo e experiente. “Bom na trocação e no chão. Pretendo disputar da melhor forma possível. Será ótimo lutar com este atleta, em que há grande aprendizado. ”, reforçou.
Em entrevista ao site Dentro do Octógono, The Hero elogiou Sagati, mas ressaltou que possui uma estratégia para vencer. “Meu adversário é um cara forte, tem boa trocação e também é bom no chão. Porém, vi falhas e brechas na luta de solo. Mas o cartel dele fala por sim só. Ele está invicto e é um lutador talentoso. Eu tenho como estratégia frustrar ele na trocação, para que queira ir ao chão. Quando a luta ir para o solo, vai ser pior ainda”, finalizou.
12036920_10153649823764777_3956183408610855980_n
STRICKER HOUSE
No dia 17 de outubro, a capital paranaense será palco da 51ª Copa Striker’s House, evento em que Fernando poderá consolidar o seu primeiro cinturão no MMA. A disputa acontecerá pela categoria até 70 kg, na qual ele aparece como desafiante a Everton Toniazzo Jr., atual detentor.
A luta será uma revanche, pois Sagati já o derrotou em outra ocasião, inclusive por nocaute técnico. “Por um conjunto de fatores, ele teve a chance de disputar o cinturão antes de mim. Tem como ponto forte o jiu jitsu, portanto tentarei mantê-lo em pé”, disse.
Na semana seguinte, será a vez de Guarapuava sediar a disputa pelo cinturão do MonaVie Fight. Novamente ele será o desafiante ao título e enfrentará o detentor Tiago Oliveira.
Foto / Crédito: Raphael Silveira


Fonte:JornalCorreioDoCidadão