Estudantes da rede estadual ganham bolsa para treinar tênis na Espanha

Dois alunos da rede estadual de ensino do Paraná estão com viagem marcada para Barcelona, Espanha, no mês de julho. Vanessa Serrute da Silva, 13 anos, e Eduardo Taiguara Dias, 13, jogam tênis e venceram uma etapa seletiva do Circuito de Tênis Escolar e Universitário Itaú. Os dois estudam em Curitiba e foram campeões da categoria até 14 anos no início de maio.

Como premiação, além dos troféus, Vanessa e Eduardo ganharam uma bolsa de treinamento de tênis na academia Sánchez-Casal, em Barcelona. Os alunos-atletas ficarão 15 dias treinando na Europa e terão aulas de espanhol e inglês.

Vanessa está na 7.ª série do Colégio Estadual Professor Olavo Del Claro, no bairro São Braz, e Eduardo, na 8.ª série do Colégio Estadual Doracy Cezarino, no Parolin. Os dois começaram a jogar tênis cedo e pretendem ser atletas profissionais.

Vanessa joga desde os 7 anos. Ela participa do Projeto Ícaro, na Academia DM Tênis, no São Braz. O projeto dá aulas gratuitas para estudantes da rede pública e tem uma equipe de alto rendimento.

Esta será a segunda vez que Vanessa vai para Barcelona. Em 2013, ela também ganhou uma bolsa de treinamento após ser campeã do Circuito Escolar e Universitário. “Minha família me incentiva bastante, querem me ver jogando, ganhando e realizando meus sonhos”, disse Vanessa. A aluna afirma que o esporte também a ajudou a melhor dentro da sala de aula. “Estou menos ansiosa e tenho mais atenção agora. Mantenho minhas boas notas e tenho que dividir a concentração no tênis e na escola. Incentivo meus amigos a jogar também”, contou Vanessa.

Eduardo é aluno-atleta do Clube Curitibano e já viajou para a Espanha também. Em dezembro do ano passado esteve em Mallorca, na academia onde o tenista Rafael Nadal, atual 7.º lugar do ranking mundial, treina. Eduardo nasceu em Cascavel, na região Oeste, e se mudou para Curitiba para melhorar o rendimento no tênis.

“Quero me tornar profissional. Vim para Curitiba porque aqui o treinamento é mais intensivo. Consigo treinar e estudar bem, quando preciso viajar empresto os cadernos de amigos para recuperar a matéria”, explicou. Ele joga desde os 5 anos e ressalta que o esporte também o ajudou nos estudos. “Com o jogo melhorei a parte mental, me concentro mais nos estudos.”

PARALISAÇÃO - Tanto Vanessa quanto Eduardo estão preocupados com a greve dos professores nas escolas estaduais. “Estamos perdendo muito conteúdo. Torcemos para que as aulas voltem logo”, disse Vanessa.

“Acho que essa greve vai acabar prejudicando os alunos, estamos perdendo muito conteúdo”, completou Eduardo.
AGN