Novas regras do seguro-desemprego começam a valer segunda-feira (2)

Trabalhador terá que comprovar mais tempo de trabalho registrado.
Em 2014, 8.553.733 trabalhadores pediram o seguro-desemprego.

As novas regras do seguro-desemprego começam a valer a partir da próxima segunda-feira (2), primeiro dia útil do mês. Para fazer o primeiro pedido, o trabalhador vai ter que comprovar mais tempo de trabalho registrado.
É a primeira vez que o técnico contábil Antonio Araújo Muniz vai dar entrada em um seguro-desemprego. Durante quase dois anos ele trabalhou em um escritório de contabilidade. Agora vai trocar São Paulo por São Luís, no Maranhão. O emprego novo já está certo. “Tem previsão, tem chamado, mas não sei se início vai ser imediato. Não é intenção receber até o final, mas vou aproveitar benefício, direito que é nosso”, afirma. 
A principal mudança é em relação tempo de serviço. Na regra antiga, o funcionário precisava trabalhar seis meses de trabalho e já podia requerer o seguro. Com a regra nova, esse prazo vai aumentar para um ano e meio, ou seja, três vezes mais.
Isso vale para a primeira solicitação. Para pedir o seguro na segunda vez, o tempo de trabalho cai para 12 meses. A partir da terceira solicitação, o tempo de serviço volta a ser de seis meses, sempre em um prazo de 24 meses de trabalho.
No ano passado, 8.553.733 trabalhadores pediram o seguro-desemprego. Para o professor de economia da USP, Hélio Zylberstajn, a medida vai atingir principalmente os trabalhadores mais jovens, que ficam menos tempo em um emprego: “O impacto vai ser grande. O próprio Ministério do Trabalho calculou que vai haver uma redução de 27% no número de benefícios concedidos. Quer dizer, de cada quatro benefícios que até hoje eram concedidos, um vai deixar de ser concedido. A maioria desses não concedidos vai ser com o jovem”.
Apesar de começar a valer na segunda-feira, a nova regra ainda precisa ser votada pelo Congresso, porque é uma medida provisória.
fonte G1