Contas do Município de Guarapuava de 2014 fecham no vermelho

A Prefeitura de Guarapuava realizou  quarta-feira (25) audiência pública para prestação de contas e avaliação do cumprimento de metas no terceiro quadrimestre de 2014. A audiência aconteceu na Câmara de Vereadores. A apresentação foi  realizada pelo secretário de Finanças, Anderson Neitzke e pelo contador geral do município, Diocesar Costa de Souza,  para  à comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo.
A receita total do município em 2014 foi de 277 milhões de reais, sendo que a despesa ficou acima desse montante. Segundo o contador geral Diocesar Costa de Souza, o déficit ficara em torno de 5 milhões de reais.
Esse descontrole nas finanças se deve aos gastos não previstos para implementar o plano de recuperação dos estragos causados pela enchente do mês de junho do ano passado.“Esse déficit que inicialmente apuramos esta dentro da normalidade e sob controle e não vai passar de 5 milhões de reais”, disse. Os números serão fechados até o dia 31 de março.
As duas maiores fontes de receitas são o FPM (Fundo de participação dos municípios) e o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias). As duas fontes de receitas,  somaram mais de 100 milhões de reais.
O repasse do FUNDEB foi de R$ 50.562.028,00. Foram utilizados desse montante 82% para pagamentos de salários dos servidores da educação, acima do teto mínimo de 60%,que preconiza a lei.  Já os investimentos em saúde foram de 29,46%, Educação 25,42%. Com a folha do funcionalismo foram utilizados 50,32% da receita, ficando próximo de limite prudencial.