Pais doam órgãos de criança que morreu engasgada



A dor pela perda do filho de três anos e meio de idade só está sendo suportada porque a família decidiu doar os órgãos da criança. “Foi um gesto de amor, de solidariedade, de poder dar esperança a outros pais e por saber que crianças vão poder sorrir porque o nosso filho possibilitou isso”, disse Lucimara Zanin Alves, mãe de Nicolas, momentos antes dos órgãos do filho serem retirados. Nicolas se engasgou com um pedaço de salsicha, por volta das 10h do ultimo sábado (20), numa lanchonete, em Guarapuava. 
Desesperado, Rodrigo de Almeida Sottomaior Macedo, pai da criança, levou o filho ao Hospital São Vicente. Porém, a criança já tinha sofrido uma parada cardiaca. Transferido para o Hospital Santa Tereza, por volta das 11h30, a criança passou por uma cirugia, mas não resistiu e morreu na tarde de dessa terça feira (19). “Quando soubemos que o Nicolas já estava com morte encefálica eu não tive dúvidas em fazer a doação”, diz Lucimara. Rodrigo, ainda chocado com a morte do filho, pediu um tempo. A família foi consulta e a opção foi pela doação. “A gente vê tantas notícias de que crianças nunca sairam do hospital à espera de transplante. Eu sou doadora”, diz Lucimara. “Para mim foi muito difícil ver o meu filho ali deitadinho, mas conversamos que vimos que o propósito do Nicolas na terra era para ajudar os outros”, comenta Rodrigo, entre lágrimas.
Para a avó paterna Fátima Macedo, a doação de órgãos do neto conforta familaires e amigos. “Talvez ele [Nicolas] já estivesse preparado e o seu propósito foi ter vindo para salvar a vida de outras crianças. Ele era muito carinhoso, afetivo, transbordada amor e alegria”, comenta.
Para Fátima, que é assistente social e que trabalha com educação especial no município de Candói, ainda existe um mito em torno da doação de órgãos. “É um ato nobre que envolve tanto amor, solidariedade. É um gesto de entrega. E o que aconteceu foi uma fatalidade, mas o Nicolas vai fazer outras crianças, outras famílias felizes”.
Foram doados os rins, fígado e valvas cardíacas.  A captação foi realizada no horário do almoço nesta quarta feira (24).    

Por:redesul